POSSO DORMIR COM VOCÊ? – Entrevista de Graziela no Blog da REVISTA CRESCER

quarta-feira, 16 de março de 2011

Graziela Bozano Hetzel: A História Desafiando O Medo
Conheça o novo livro da autora Posso dormir com você?
por Marina Vidigal

Graziela Bozano Hetzel começou a escrever em 1990, aos 45 anos, quando os filhos já estavam crescidos e ela poderia, enfim, dedicar mais tempo para ela mesma. Em 20 anos, atingiu a marca de 22 livros publicados. A autora, que diz escrever para exorcizar seus fantasmas, resgatar recordações e falar de coisas e sentimentos que a mobilizam, conta aqui sobre o livro Posso dormir com você?, lançado pela Editora Manati. Dessa vez, o objetivo não foi exorcizar seus próprios fantasmas, mas de várias outras crianças…

CRESCER: O livro Posso dormir com você? fala do típico medo que as crianças sentem na hora de dormir. Você acredita que a literatura pode ajudá-las a compreenderem melhor e superarem seus medos?
Graziela Bozano Hetzel: Creio que, ao falarmos dos nossos medos, eles tendem a se tornar menores. O monstro que mora no armário não é mais tão assustador quando se sabe que ele morre de medo de barata (risos). Acredito, sim, que a literatura pode dar voz aos nossos sentimentos e fazendo isso nos ajuda a entendê-los, a lidar melhor com eles.

C: No livro, você mostra uma sucessão de fatos que aparecem como ação e reação. A cada página, o leitor revê ações já citadas e é apresentado a uma nova reação. Por que as crianças se encantam tanto com narrativas que acumulam acontecimentos?
GH: O conto cumulativo é na verdade um jogo da memória. Como tal, ele permite que a criança participe da história, muitas vezes corrigindo o adulto que pulou algum pedaço. E isso é muito, muito divertido, não é?

C: Como foi escrever Posso dormir com você?? Você se inspirou em alguma criança de seu relacionamento?
GH: Na ocasião que escrevi esse conto, meus dois netinhos (aos quais dediquei o livro) tinham 2 anos. Eu sentia falta de contos cumulativos que falassem do dia a dia deles e, ao mesmo tempo, engraçados. Daí resolvi escrever essa história e deu certo: eles adoraram.

C: O que você mais gosta nele?
GH: Acho que as ilustrações do Mateus Rios e o projeto gráfico da Sílvia Negreiros trouxeram uma contribuição muito importante para o sucesso do livro. A ilustração, além de descrever, acrescentou detalhes deliciosos à história. Adoro as figuras que fogem do papel de parede e o gato de pelúcia que ganha vida.

Texto original em
http://editora.globo.com/especiais/crescer_cuca_bacana/entrevista.asp?cod=60

compartilhe no facebook | comente