A Velha Guarda da Portela
Este livro registra com riqueza de detalhes a história de um dos principais grupos musicais brasileiros, que se mantém ativo desde a sua criação, em 1970. Além da importância documental, A Velha Guarda da Portela é uma obra poética e intimista, pois resulta da admiração e da amizade que os autores dedicam aos sambistas portelenses há mais de 30 anos.
Para compreender a essência da música da Portela, que se caracteriza pela forte presença de temas ligados à natureza e pela sofisticação da melodia e da harmonia das composições, os autores convidam o leitor não só a passear pelo alvorecer do subúrbio de Oswaldo Cruz, no final do século XIX, como também a frequentar os famosos quintais dos sambistas, a conhecer cada um deles de perto, e ainda a um desfile imaginário e apoteótico, onde se encontram os personagens portelenses de todos os tempos.
Como afirmou tia Surica, “o livro será um arquivo de nossa história”. E, por este motivo, uma leitura obrigatória para os amantes da cultura popular brasileira.