Rosalina: a pesquisadora de homens
O ano de 1991 foi muito importante para a pesquisa das baleias-jubartes no Brasil. Em Abrolhos, a baleia Rosalina, que já havia sido observada em outros anos, foi avistada pela terceira vez, comprovando que a região era a mais importante área de reprodução e cria da espécie no Atlântico sul ocidental. No Rio de Janeiro, uma baleia que havia encalhado foi salva — primeiro caso conhecido desse tipo de salvamento na América do Sul —, agitando a população.
A partir destes fatos, em 1994, Bia Hetzel resolveu escrever um texto que informasse sobre a presença das jubartes em nossas águas e ao mesmo tempo divertisse os leitores. Assim nasceu um sucesso. Além de ter conquistado dezenas de milhares de leitores, Rosalina recebeu em 2005, na categoria Autor Revelação, o Prêmio Jabuti, da CBL, e a Menção Altamente Recomendável da FNLIJ.
Com seu texto delicioso e lindas ilustrações, Rosalina se tornou um clássico por trazer questões e valores cada vez mais atuais e importantes. Que as novas gerações possam mergulhar nessa história e encontrar a famosa baleia, que continua a visitar os mares brasileiros em pleno século XXI!